Categoria: Energias Renováveis

As 6 Principais Vantagens e Desvantagens da Energia Hídrica

Energia-Hídrica

Atualmente, uma grande parte da energia elétrica consumida em Portugal e no mundo tem origem hídrica. Apesar de esta energia renovável ter muitos benefícios que vale a pena conhecer, existem também alguns aspetos negativos que também têm de ser considerados.

Conheça então as 6 principais vantagens e desvantagens da Energia Hídrica.

 

Barragem de água - As 6 Principais Vantagens e Desvantagens da Energia Hídrica

Vantagens

  1. É uma fonte de energia renovável, portanto, não se esgota. As centrais hidroelétricas são consideradas como meios pelos quais é possível alcançar-se o desenvolvimento sustentável.
  2. Não ocorre emissão de gases poluentes significativos no processo de geração de energia, sendo benéfico para o ambiente. É dos processos mais eficientes e menos poluidores. Muitos dos efeitos são reversíveis, e a natureza, com a contribuição humana, acaba por encontrar novos equilíbrios.
  3. A água armazenadanos reservatórios podeser usada para irrigação de plantações nas proximidades, durante todo o ano. Além disso, as centrais hidroelétricas temporariamente libertam água de volta aos rios, mas não poluída.
  4. O seu custo de produção é baixo, pois as centrais hidroelétricas atuais são automatizadas.Como não há uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel) ou gás, os preços da energia elétrica gerada para o consumidor final não sofrem grandes alterações, pois não há influência de aumentos de preços destes combustíveis fósseis.Estaé considerada como uma fonte energética de baixo custo, a matéria prima é praticamente gratuita.
  5. Promove o desenvolvimento local, devido ao estabelecimento de vias fluviais, construção de vias de comunicação, estimulaa criação de atividades de lazer e de turismo, áreas para pescas e desportos náuticos. Assim, pode melhorar a vida das comunidades no local.
  6. O reservatório tem um elevado potencial e rendimento, podendo ser considerado como energia armazenada, e um elevado tempo de vida, caso as condições meteorológicas assim o permitirem. A sua fiabilidade e a resposta às variações de procura são elevadas.

 

gua de flor rápida - As 6 Principais Vantagens e Desvantagens da Energia Hídrica

Desvantagens

  1. A construção de barragens de grande dimensão pode resultar em alguns impactos negativos no meio ambiente e no ecossistema fluvial. Estes problemas devem-se ao alagamento de extensas áreas, causando a morte de plantas e animais. São destruídas planícies muito ricas e produtivas a nível agrícola e biológico, florestas fluviais, pradarias e pântanos. Os ecossistemas mais prejudicados são os aquáticos, a montante e a jusante das barragens. Estão a ser investigados e implementados novos modelos de turbinas e centrais elétricas que não prejudiquem tanto a vida aquática.
  2. As construções hidroelétricas também danificam o ambiente a jusante do rio. A saída de água de uma turbina contém um número mínimo de sedimentos que promove a erosão dos leitos do rio e das suas margens, havendo um impacto na vegetação local. Em alguns casos, o rio pode ser desviado.
  3. Também pode obrigar ao deslocamento de populações ribeirinhas. Por exemplo, o Alqueva alterou a paisagem alentejana e provocou o deslocamento e recolocação de aldeias inteiras. Podem ser perdidos locais importantes a nível cultural e histórico, assim como ligações culturais, ancestrais das pessoas aos locais que vão ser inundados.
  4. As centrais hidroelétricas têm elevados custos de construção e de desativação.
  5. A produção da energia hídrica está diretamente dependente da chuva. Quando a precipitação é mais abundante, a contribuição destas centrais para a energia elétrica atinge os 40%, mas em época de pouca chuva, pode ocorrer a diminuição da geração de energia elétrica. Por exemplo, nos anos mais secos, apenas 20% da energia total consumida provém dos recursos hídricos.
  6. A construção de barragens em zonas tropicais pode levar à libertação de metano. Isso deve-se às plantas ao se encontrarem em ambiente anaeróbico quando submersas, o que faz com que estas produzam metano, um gás bastante prejudicial ao efeito de estufa.

Saiba mais sobre a energia hídrica

Esta energia é obtida através da energia contida nos movimentos de massas de água, que pode ser em rios, lagos, através de desníveis e quedas de água. Pode ser convertida em movimentos mecânicos, por exemplo, em rotação de eixos em turbinas hidráulicas ou moinhos de água.

Em Portugal há uma grande aposta neste tipo de energia. Só no rio Tejo há mais de trinta barragens ao longo do seu percurso.

Os projetos de mini-hídricas não apresentam tantas desvantagens como os restantes, principalmente a nível do ambiente. No entanto, a produçãoelétrica pode variar com as estações e a mudança no caudal dos rios e o custo da eletricidade é superior.

Como Funcionam os Aerogeradores – Tudo o Que Deve Saber

Aerogeradores

Existem aerogeradores com eixo vertical e outros com eixo horizontal, tendo cada um deles uma funcionalidade diferente. Por norma, os de eixo vertical não têm um desempenho tão bom, enquanto que os de eixo horizontal tornam-se bastante mais rentáveis ao longo do tempo, compensando o seu maior custo. Vamos mostrar tudo o que precisa de saber sobre os aerogeradores.

O funcionamento de um aerogerador

Ao contrário dos geradores convencionais, estes são alimentados pela energia causada pela rotação das pás externas, que por sua vez rodam com a força do vento. Esta rotação vai movimentar a turbina que vai gerar energia mecânica, energia esta que é convertida posteriormente para energia elétrica e pode ser usada no dia-a-dia.

O que é

Também conhecido como turbina eólica, um aerogerador serve para, como o nome indica, gerar energia através do vento, convertendo a energia cinética em energia elétrica. Sendo o vento uma energia que não se esgota, visto que por mais aerogeradores que sejam colocados, o vento continuará a existir, designa-se, portanto, como uma energia renovável não poluente. Estes tornaram-se bastante populares por isso mesmo e pela capacidade que têm de gerar energia suficiente para alimentar várias casas e até mesmo cidades.

Para que serve o aerogerador

Um aerogerador serve essencialmente para transformar energia cinética proveniente do vento (que embate nas pás e faz o gerador trabalhar) em energia elétrica que pode ser usada posteriormente para transmitir eletricidade para casas, carros e todo o outro tipo de infraestruturas que necessitem de eletricidade para funcionar

Aerogeradores com eixo vertical

Os aerogeradores com rotor de eixo vertical são mais seguros, fáceis de construir e de manter, devido ao seu tamanho. O gerador não gira seguindo a direção do vento, apenas o rotor gira enquanto o gerador fica fixo, mas o seu desempenho é inferior. Possuem uma menor velocidade de arranque comparativamente aos de eixo horizontal, o que é vantajoso no caso de vento com baixa velocidade. Por serem mais silenciosos, são indicados para áreas urbanas.

Aerogeradores com eixo horizontal

Os aerogeradores de eixo horizontal são os mais utilizados e conhecidos, pela sua alta eficiência aerodinâmica, bastante superior aos de eixo vertical, devido a terem uma menor resistência ao ar, compensando assim o seu custo elevado. São utilizados na geração de eletricidade em grande escala.

Estes aerogeradores de eixo horizontal são baseados nos moinhos de vento, compostos por conjuntos de uma a duas pás ou múltiplas, cada conjunto tendo no mínimo três pás. Os rotores constituídos por 3 pás são os mais utilizados para produção de energia elétrica em larga escala. A gama de potências dos aerogeradores varia desde os 100 W até cerca de 8 MW.

Os componentes de um aerogerador

Os principais constituintes de um aerogerador de eixo horizontal são as pás, a torre, o rotor e o gerador, podendo também conter outros componentes. Vejamos quais são e para que servem:

  • Pás: São responsáveis por captar o vento, levanto posteriormente a potência da sua rotação ao rotor. São construídas a partir de materiais como fibra de vidro eo plástico;
  • Torre: Esta sustenta anacelle eo rotorna altura necessária para o seu funcionamento. A maioria das torres são de aço, mas já existem em diferentes tipos de material;
  • Rotor: Este é o componente para fixar as pás que transmite o movimento de rotação para o eixo de movimento lento. Um de seus principais componentes é o sistema hidráulico que permite o movimento das pás em posições diferentes para otimizar a força do vento ou parar a turbina.
  • Gerador: Este vai transformar em energia elétrica, a energia mecânica proveniente do eixo.
  • Nacelle: Esta é instalada no cimo da torre, é composto por chassis, caixa multiplicadora, sistema de controlo eletrónico,sistema de yawe sistema hidráulico. É o componente com maior peso do aerogerador, podendo pesar mais que 72 toneladas;
  • Gearbox:ou caixa multiplicadora,coloca a rotação vinda de as pás numa velocidade propícia para o gerador funcionar;
  • Anemómetro: Mede a velocidade, intensidade e direção do vento, para garantir que a turbina se encontra na posição mais adequada.
  • Catavento: Ajuda o aerogerador a aumentar a potência que este produz, medindo a direção do vento e transmitindo-as ao sistema que controla a posição instantânea.

As 4 Energias Renováveis Mais Utilizadas em Portugal

Portugal

As fontes renováveis de energia são recursos naturais, quesão naturalmente reabastecidos de um modo sustentável.Cada vez mais estão a ser utilizados os recursos renováveis em Portugal para a produção de energia, sendo que em 2016 Portugal ficou em sétimo lugar na utilização de energias renováveis na UE.

Há 15 anos, o panorama era completamente diferente, em que apenas a energia hídrica contribuía de forma significativa na produção de energia renovável. Hoje, existem várias energias renováveis a terem um papel importante em Portugal, sendo as mais utilizadas:

Energia Hídrica

Energia Hídrica1 - As 4 Energias Renováveis Mais Utilizadas em Portugal

Atualmente, em média, cerca de 30% da eletricidade consumida em Portugal tem origem hídrica.

A produção hidroelétrica faz-se em centrais hídricas que podem ter armazenamento em albufeira ou serem a fio de água.

As centrais hídricas usam a diferença de energia entre o nível a montante (albufeira) e do rio a jusante. Essa energia faz rodar as turbinas, criando um movimento de rotação do eixo do gerador que, por sua vez, produz eletricidade. As centrais a fio de água não possuem albufeira, aproveitando o fluxo natural do rio, quando este ocorre.

As centrais hídricas são o modo mais eficiente de gerar eletricidade e contribuem para a estabilidade do sistema elétrico.

Energia Eólica

Energia Eólica - As 4 Energias Renováveis Mais Utilizadas em Portugal

Atualmente, cerca de 1/4 da eletricidade consumida em Portugal tem origem eólica.

Desde há muito tempo que o vento é utilizado para proveito do homem, como para deslocar barcos à vela ou para o uso dos moinhos de vento. Atualmente o vento é transformadoem aerogeradores para produzireletricidade.

As centrais eólicas encontram-se em locais onde a velocidade média anual do vento é superior a 6 m/s, o que em Portugal se verifica em zonas montanhosas e junto à costa. Os aerogeradores existentes nas centrais eólicas têm pás que rodam com a força do vento, fazendo rodar o eixo do gerador, e produzindo eletricidade.

Além das instalações em terra, as centrais eólicas também podem ser instaladas no mar, aproveitando o recurso presente em zonas marítimas e a ampla área disponível.

Energia da Biomassa

Energia da Biomassa - As 4 Energias Renováveis Mais Utilizadas em Portugal

A biomassa é a matéria orgânica de origem vegetal ou animal, como por exemplo: os subprodutos da floresta, agricultura, pecuária, da indústria da madeira e do papel e a parte biodegradável dos resíduos sólidos urbanos. Esta matéria pode ser utilizada no estado sólido, líquido ou gasoso.

A biomassa, quando queimada, é uma fonte de energia que pode ser usada em centrais térmicas para produzir eletricidade e tem também um importante papel na produção de calor – por exemplo, utilização da lenha para aquecimento. Usar os resíduos da floresta com este fim diminui o risco de incêndio, se for realizada uma limpeza das florestas juntamente com o ordenamento florestal.

A biomassa pode também ser transformada em combustível por fermentação, por exemplo, o girassol pode ser modificado e usado posteriormente como combustível líquido.

Energia Solar

Energia Solar - As 4 Energias Renováveis Mais Utilizadas em Portugal

A produção de eletricidade pelo sol pode ser realizada de diferentes formas. Através de painéis fotovoltaicos,as células fotovoltaicas ao receberem os raios solares transformam-nos em eletricidade.

Através de painéis solares térmicos, usam-se espelhos que concentram a luz solar para aquecer um fluido, gerando vapor que faz rodar as pás de uma turbina, criando um movimento de rotação do eixo do gerador que produz eletricidade.

O sol também pode ser usado para aquecer as águas domésticas ou de processos industriais, evitando o uso de eletricidade ou de gás.

Vantagens das energias renováveis

O uso destas fontes inesgotáveis de energiaevita que se importem combustíveis fósseis como o carvão e o gás natural para gerar eletricidade, o quepor sua vez reduz a emissão de gases com efeito de estufa e diminui o preço da energia elétrica no mercado de eletricidade.

6 Blogs Sobre Energias Renováveis Que Deve Seguir

Blogs-Sobre

As energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas da natureza. Estas fontes evitam a emissão de gases com efeito de estufa e reduzem o preço da energia elétrica no mercado de eletricidade, contribuindo para uma maior sustentabilidade económica e ambiental do país.

Quer manter-se informado sobre as últimas novidades do mundo das energias renováveis, em constante evolução? Então siga estes blogs.

RenewableEnergyWorld

RenewableEnergyWorld - 6 Blogs Sobre Energias Renováveis Que Deve Seguir

Este é o líder mundial de notícias sobre energias renováveis e informação sobre energia solar, energia eólica, energia hídrica, energia geotérmica, bioenergia, entre outras. Encontre as melhores notícias sobre energia renovável, artigos detalhados, pesquisas, vídeos de alta qualidade, empresas, produtos, conferências e muito mais. Tem publicações muito frequentes eatualizadas.

Este blog acaba por ser uma referência bastante interessante para quem pretenda conciliar as informações que passamos no Wiki Energia com informações mais generalistas, conseguindo assim informação a nível mundial e estudando as novidades que existem em Portugal em específico.

https://www.renewableenergyworld.com

Portal Energia

Portal Energia - 6 Blogs Sobre Energias Renováveis Que Deve Seguir

Aqui encontra várias novidadese informações sobre as energias renováveis: energia geotérmica, energia hídrica, energia biomassa, energia biogás, energia ondas e marés, energia nuclear. Novos produtos lançados, novas tecnologias, projetos, guias, vantagens e desvantagens – são estes alguns dos tópicos abordados no site.

O Portal Energia é inteiramente dedicado ao universo das energias renováveis, economia sustentável e eficiência energética. O que acaba por ser informação interessante para os amantes das energias renováveis visto estar a ser atualizado com regularidade, de forma a garantir que os leitores encontrem o que procuram sem grande esforço.

https://www.portal-energia.com/category/energias/

Energias Renováveis Blog

Energias Renováveis Blog - 6 Blogs Sobre Energias Renováveis Que Deve Seguir

É um blog português bastante completo e já com mais de 10 anos de existência, dedicado às energias renováveis e suas últimas novidades. Bicicletas elétricas, carros elétricos, eventos, empresas de energias renováveis, dicas de sustentabilidade, equipamentos, programas, são alguns dos temas abordados. Contém publicações bastante úteis, informativas e interessantes, apresentando conteúdos diversificados.

Alguma informação interessante encontrada neste blog é relacionada com veículos elétricos sendo esse uma das maiores fontes de investimento na indústria automóvel nos dias de hoje visto que a energia obtida através de combustíveis fósseis está a acabar e as energias renováveis acabam por ser uma excelente alternativa para quem tenha de conduzir diariamente.

http://www.energiasrenováveis.com/blog/

Blog Solar

Blog Solar - 6 Blogs Sobre Energias Renováveis Que Deve Seguir

No Blog Solar encontra as últimas e mais importantes notícias e informações sobre energia solar fotovoltaica.

Este é um blog brasileiro, mas tem conteúdos interessantes para todos os que se interessam pela energia solar, mesmo que não vivam no Brasil, porque o blog aborda também novidades que acontecem por todo o mundo, além do Brasil em particular. Tem a vantagem de conter muitos e diversos conteúdos sobre a energia solar, com publicações muito regulares e atualizadas.

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/

Noctula Blog

noctula - 6 Blogs Sobre Energias Renováveis Que Deve Seguir

O blog na NOCTULA sobre energias renováveis é um local interessante para ficar a par de novos projetos e empresas que estão a desenvolver-se em Portugal, além de novidades relativamente às energias renováveis.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente é uma empresa direcionada para a prestação de serviços na área do Ambiente, desde a consultoria à monitorização ambiental, tendo como objetivos principais a melhoria da performance ambiental dos seus clientes, o cumprimento dos requisitos legais e o desenvolvimento sustentável de toda a envolvente de cada projeto.

http://noctula.pt/category/blog/energias-renovaveis/

Coopérnico Blog

coopernico - 6 Blogs Sobre Energias Renováveis Que Deve Seguir

A Coopérnico é uma cooperativa de energias renováveis, que alia à sua natureza social o apoio a projetos. Tem como missão envolver os cidadãos e empresas na criação de um novo modelo energéticorenovável, justo e responsável, em benefício da sociedade e do meio ambiente, para um futuro sustentável.

No blog encontra várias notícias que são atualizadas frequentemente, sobre projetos e eventos acerca das energias renováveis e da própria cooperativa.

https://www.coopernico.org/pt/blog