Categoria: Guia prático

Como Poupar Energia em Casa – Guia Prático de Poupança

Energia-em-Casa

As suas contas estão a aumentar cada vez mais? Gostava de reduzir os gastos emenergia na sua casa? Além de poupar as suas economias, estará também a poupar o meio ambiente, reduzindo as emissões de gases com efeitos de estufa e o uso dos recursos não-renováveis.

Mostramos-lhe como.

Atenção às lâmpadas

Opte por lâmpadas LED ou por lâmpadas fluorescentes compactas. Fazer um maior investimento na compra compensa a longo prazo, visto que vai poupar até 80% em iluminação na sua conta da eletricidade e estas lâmpadas têm um tempo de vida muito longo, podendo durar 20 anos no caso das LED. Não use lâmpadas incandescentes, pois estas são as que gastam mais energia.

Aproveite a luz natural do dia ao máximo e não utilize lâmpadas com potência excessiva face àquilo que necessita. Desligue sempre as luzes quando sair de uma divisão ou já não precisar mais destas.

economize-energia

Compre eletrodomésticos eficientes

Os eletrodomésticos são os responsáveis pela maior parte da conta de eletricidade, sendo o frigorífico e o congelador aqueles que gastam mais – cerca de 20 a 30% dos consumos. Quando comprar, escolha sempre um modelo de eletrodoméstico com a maior eficiência energética, classe A+ ou A++. Embora o investimento inicial possa ser maior, a médio e longo prazo irá compensar, pois irá gastar menos energia.

Poupar enquanto cozinha

Cozinhe com as tampas das panelas colocadas, consome apenas um quarto da energia que precisaria destapado e é mais rápido. Desligue o forno ou fogão 5 a 10 minutos antes do previsto, pois o calor acumulado é o suficiente para continuar a cozinhar os alimentos. Em alternativa, escolha panelas de pressão ou a vapor, que permitem uma grande poupança.

Para aquecer alimentos, opte por usar o micro-ondas em vez do forno ou fogão. Tenha especial atenção ao frigorífico. Retire tudo o que precisa do frigorífico de uma só vez, e depois, junte todos os alimentos para guardar antes de abrir a porta.

Desligar os equipamentos

Quando se deixa equipamentos como um computador ou televisão em modo standby, sem estarem totalmente desligados, estescontinuam a consumir energia desnecessariamente. O mesmo acontece com a box da televisão, a impressora, a aparelhagem, etc. Desligue estes equipamentos da tomada quando não os estiver a usar, e terá uma poupança bastante significativa.

Evite deixar o telemóvel a carregar toda a noite, este irá continuar a gastar eletricidade, mesmo quando a carga estiver completa. Nunca deixe o carregador na tomada sem estar ligado ao telemóvel.

Outras dicas importantes

Coloque a máquina delavar a loiça e roupa a funcionar apenas quando estiver cheia.Estas máquinas gastam bastante energia no aquecimento da água, por isso, lave com a menor temperatura possível parapoupar mais eletricidade. Para além disso, aproveite os programas económicos disponíveis nestes eletrodomésticos.

Feche a torneira da água enquanto lava os dentes, as mãos, ou lava a loiça.

Torne o autoclismo mais eficiente em termos energéticos colocando uma garrafa de água cheia no depósito.

Certifique-se que as janelas e portas que tem em casa estão bem isoladas, visto que se não estiverem irá gastar mais energia para aquecer ou a arrefecer a casa.