Categoria: Portugal

As 4 Energias Renováveis Mais Utilizadas em Portugal

Portugal

As fontes renováveis de energia são recursos naturais, quesão naturalmente reabastecidos de um modo sustentável.Cada vez mais estão a ser utilizados os recursos renováveis em Portugal para a produção de energia, sendo que em 2016 Portugal ficou em sétimo lugar na utilização de energias renováveis na UE.

Há 15 anos, o panorama era completamente diferente, em que apenas a energia hídrica contribuía de forma significativa na produção de energia renovável. Hoje, existem várias energias renováveis a terem um papel importante em Portugal, sendo as mais utilizadas:

Energia Hídrica

Energia-Hídrica1

Atualmente, em média, cerca de 30% da eletricidade consumida em Portugal tem origem hídrica.

A produção hidroelétrica faz-se em centrais hídricas que podem ter armazenamento em albufeira ou serem a fio de água.

As centrais hídricas usam a diferença de energia entre o nível a montante (albufeira) e do rio a jusante. Essa energia faz rodar as turbinas, criando um movimento de rotação do eixo do gerador que, por sua vez, produz eletricidade. As centrais a fio de água não possuem albufeira, aproveitando o fluxo natural do rio, quando este ocorre.

As centrais hídricas são o modo mais eficiente de gerar eletricidade e contribuem para a estabilidade do sistema elétrico.

Energia Eólica

Energia-Eólica

Atualmente, cerca de 1/4 da eletricidade consumida em Portugal tem origem eólica.

Desde há muito tempo que o vento é utilizado para proveito do homem, como para deslocar barcos à vela ou para o uso dos moinhos de vento. Atualmente o vento é transformadoem aerogeradores para produzireletricidade.

As centrais eólicas encontram-se em locais onde a velocidade média anual do vento é superior a 6 m/s, o que em Portugal se verifica em zonas montanhosas e junto à costa. Os aerogeradores existentes nas centrais eólicas têm pás que rodam com a força do vento, fazendo rodar o eixo do gerador, e produzindo eletricidade.

Além das instalações em terra, as centrais eólicas também podem ser instaladas no mar, aproveitando o recurso presente em zonas marítimas e a ampla área disponível.

Energia da Biomassa

Energia-da-Biomassa

A biomassa é a matéria orgânica de origem vegetal ou animal, como por exemplo: os subprodutos da floresta, agricultura, pecuária, da indústria da madeira e do papel e a parte biodegradável dos resíduos sólidos urbanos. Esta matéria pode ser utilizada no estado sólido, líquido ou gasoso.

A biomassa, quando queimada, é uma fonte de energia que pode ser usada em centrais térmicas para produzir eletricidade e tem também um importante papel na produção de calor – por exemplo, utilização da lenha para aquecimento. Usar os resíduos da floresta com este fim diminui o risco de incêndio, se for realizada uma limpeza das florestas juntamente com o ordenamento florestal.

A biomassa pode também ser transformada em combustível por fermentação, por exemplo, o girassol pode ser modificado e usado posteriormente como combustível líquido.

Energia Solar

Energia-Solar

A produção de eletricidade pelo sol pode ser realizada de diferentes formas. Através de painéis fotovoltaicos,as células fotovoltaicas ao receberem os raios solares transformam-nos em eletricidade.

Através de painéis solares térmicos, usam-se espelhos que concentram a luz solar para aquecer um fluido, gerando vapor que faz rodar as pás de uma turbina, criando um movimento de rotação do eixo do gerador que produz eletricidade.

O sol também pode ser usado para aquecer as águas domésticas ou de processos industriais, evitando o uso de eletricidade ou de gás.

Vantagens das energias renováveis

O uso destas fontes inesgotáveis de energiaevita que se importem combustíveis fósseis como o carvão e o gás natural para gerar eletricidade, o quepor sua vez reduz a emissão de gases com efeito de estufa e diminui o preço da energia elétrica no mercado de eletricidade.