Categoria: Universo

A Teoria do BigBang Explicada de Forma Simples

BigBang-Explicada

A teoria do BigBang é a principal teoria sobre a origem do Universo.  Segundo esta, o começo do Universo foi há cerca de 13,8 mil milhões de anos e deu-se a partir de um ponto denso e muito quente que se expandiu, e que com o tempo foi arrefecendo.Defende também que o Universo continua em expansão atualmente.

George Lemaître

Esta teoria foi elaborada pelo astrónomo belga George Lemaître (1894-1966) e proposta pela primeira vez em 1920 como a “hipótese do átomo primordial”. A teoria baseou-se nos estudos sobre a Teoria da Relatividade Geral, do físico alemão Albert Einstein (1879-1955), segundo a qual o espaço e o tempo são maleáveis e reagem à presença de matéria.

Mais tarde, essa teoria foi desenvolvida pelo físico russo George Gamov (1904-1968), sugerindo que a formação dos núcleos atômicos (nucleossíntese) nos primórdios do Universo deveria deixar como rasto uma radiação detetável, na faixa das micro-ondas.

A teoria do BigBang foi reforçada pelos estudos de Edwin Hubble (1889-1953) que defendem que as galáxias tendem a afastar-se em todas as direções. Nas suas observações, Hubble identificou que quanto mais distante a galáxia, maior é a velocidade com que ela se afasta – Lei de Hubble. Esta lei leva à conclusão de que, se o universo está em expansão, em algum momento do passado o seu tamanho era mínimo.

bigbang

Radiação cósmica e BigBang

Esta evidência, juntamente à descoberta acidental da radiação cósmica de fundo, em 1965, pelos físicos Penziase Wilson, reforçou a aceitação da teoria do átomo primordial. O afastamento das galáxias levou à hipótesede que o universo está em expansão, enquanto a deteção da radiação de fundo confirmou as previsões teóricas de Gamov, sugerindo que o Universo teve um início, no qual os núcleos atômicos foram criados em um dado momento pelo processo de nucleossíntese. Muitos cientistas investiram nesta teoria, que mais tarde foi chamada de teoria do BigBang.

No início…

Apesar do que o nome pode sugerir, o BigBang não foi realmente uma explosão, mas sim uma grande expansão, por razões desconhecidas, de um minúsculo ponto do espaço,designado de singularidade, com densidade e temperatura extremamente altas.

O período inflacionário

Durante o período inflacionário, quando o Universo tinha aproximadamente 10-35segundos de idade, o seu tamanho aumentouexponencialmente, multiplicando-se cerca de 90 vezes. Depois dessa rápida expansão, o Universo tornou-se mais frio e menos denso, surgindo nesta fase as forças básicas da natureza, assim como o tempo e o espaço.

O universo escuro

Nos primeiros minutos de vida do Universo apareceramos elementos mais leves da tabela periódica, Hidrogênio e Hélio, através da combinação de protões, originando os núcleos atômicos mais leves. Assim, foi libertada a radiação cósmica de fundo – um rasto de energia detetável, vindo de todas as direções do Universo. Durante os seus primeiros 300-400 mil anos de idade, o Universo era extremamente denso como uma forte névoa, então a luz não conseguia difundir-se.

O universo transparente

Com oUniverso a aumentar cada vez mais e a temperatura a diminuir, os eletrões livres uniram-se aos núcleos atômicos, originando os primeiros átomos neutros, no período chamado de “recombinação”. A luz começou a viajarmais facilmente pelo espaço e assim o Universo tornou-se cada vez mais transparente.

Choquede gravidade

Aproximadamente 200 milhões de anos desde o início do Universo, a sua composição era de aproximadamente 75% de Hidrogênio para 25% de gás Hélio. As forças gravitacionais começaram a juntar grandes quantidades de gás, e com o acumular de átomos em pequenos volumes e sob altas pressõese temperaturas, começoua fusão nuclear dos átomos de Hidrogênio, e assim nasceram as primeiras estrelas.

Criação das galáxias

Depois de 500 milhões de anos da expansão inicial do BigBang, a força da gravidade lentamente juntou aglomerados de estrelas e assim formaram-se as galáxias. Estas, em mútua atração, formaram os primeiros clusters, que, por sua vez, originaramos seus grupos locais.É estimado que o nosso Sistema Solar tenha nascido cerca de 9 mil milhões de anos depois do BigBang, tendo assim a idade de 4,6 mil milhões de anos.

Teoria inacabada

Apesar de a teoria do BigBang ser a mais aceite para a origem do Universo, não está acabada.Continuamente os astrónomos prosseguem as descobertas, ao mesmo tempo que os recursos tecnológicos disponíveis para as pesquisas vão evoluindo.